- Osmar Rodrigues
Como empreender sem dinheiro?
Atualizado: 23 de Ago de 2020
Governo e instituições financeiras não podem fazer absolutamente nada pelas empresas que estão com a situação financeira afetada.
Para o empreendedor sobram duas opções: enfrentar o desafio buscando todas as soluções ao seu alcance ou tentar uma recolocação no mercado. De acordo com o cenário atual, a segunda opção talvez seja uma escolha bem mais complicada. Sendo assim, vamos falar sobre a primeira opção?

A melhor maneira de enfrentar o desafio é pesquisar muito o mercado, com o intuito de encontrar soluções criativas e viáveis para o momento, mesmo que elas sejam temporárias. Se você não conseguir fazer isso pessoalmente, peça ajuda!
Um detalhe é muito importante...
Não adianta achar que se um negócio está dando certo o seu também vai dar. Cada caso é um caso!
Certifique-se, antes de mais nada, de buscar as competências necessárias para o que você pretende oferecer. Não adianta querer fazer de tudo sem estar preparado! A falta de preparo pode colocar a reputação da sua marca em risco, gerando uma percepção negativa do público-alvo em relação ao negócio e uma provável insatisfação dos clientes em relação aos produtos e/ou serviços.
Outro ponto fundamental para ser entendido é que, como os recursos são escassos, o crescimento do negócio será lento. A boa notícia fica por conta do risco que é baixo ou quase inexistente. Porém, será necessário muita paciência e resiliência para vencer todas as barreiras, principalmente, a maior delas: o investimento, ou melhor, a falta dele!
Osmar Rodrigues é Sócio-fundador e Consultor Responsável na Convergência MKT
#desafio #soluções #recolocaçãonomercado #situaçãofinanceira #planejamento #investimento