• Osmar Rodrigues

O desafio de trabalhar em casa!

Atualizado: Mai 30


Este modelo de trabalho está longe de ser um consenso comum e muito menos foi algo inventado pelo mercado!


Atuando em home office desde 1997, ao longo deste período observei tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos deste modelo de trabalho. Para especialistas, um dos pontos fortes é ajudar a equacionar o problema de mobilidade urbana reduzindo o deslocamento de trabalhadores. Na minha avaliação, outro fator que traz muitos benefícios é o aumento da qualidade de vida. O trabalho em home office permite parar de sofrer com horas perdidas nos frequentes e intermináveis engarrafamentos.



Mas será que estes pontos fortes são suficientes para transformar o trabalho em casa em uma unanimidade na opinião dos especialistas?


Uma outra parcela entre eles entende o trabalho em casa como fator de estresse. O grupo defende que, além do possível isolamento social, muitas pessoas ainda não sabem separar com responsabilidade e ética as tarefas do lar das tarefas profissionais. O fato é que toda esta divergência de opiniões pode ser explicada por um tema exaustivamente estudado por muitos cientistas: Mudança de hábito.


O principal motivo pode estar ligado a recompensa. O ser humano cria uma dependência neurológica tão intensa que o hábito pode acabar se transformando em vício.


Já ouviu falar no famoso caso dos Cachorros de Pavlov?


Se você sempre dá comida depois de tocar um apito, após de um certo tempo o cachorro começa a salivar só de escutar o apito. Com o ser humano acontece a mesma coisa. A expectativa de que teremos uma recompensa é ativada por um gatilho mental, e se, por algum motivo, a recompensa não chega, ficamos com raiva ou até deprimidos pela expectativa frustrada.


Quando tratamos da relação de emprego, sabemos que o trabalho em casa ainda é um modelo complexo. Equilibrar as atitudes e principalmente as decisões que envolvam emoção e razão é extremamente relevante para o sucesso da atividade. Além do próprio empreendedor e possíveis funcionários, todos os moradores precisam se preparar para a mudança.


Devido a uma característica muito importante este modelo trabalho pode ficar ainda mais complicado: Se o empreendedor estiver só em todos os processos do negócio, vai precisar de muita organização para controlar o seu tempo de trabalho, planejar metas, gerenciar, executar tarefas e monitorar ações.


Uma boa dose de paciência, persistência e resiliência será fundamental!

Osmar Rodrigues é Sócio Proprietário na Convergência, Gestor de Projetos, Profissional de Marketing e Especialista em Planejamento

#trabalharemcasa #modelodetrabalho #mercado #homeoffice #relaçãodeemprego

55 visualizações
PORTFÓLIO DE SERVIÇOS
Solicite para receber diretamente no seu e-mail!
Convergencia-2-300.png
21 99131-0117
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco

© 2020 Convergência MKT. Marketing de Performance