• LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
convergenciamkt-blog-post.jpeg
  • Osmar Rodrigues

Descubra como planejar campanhas realistas para sua marca

Atualizado: Ago 22


Seja nas redes sociais ou não, o primeiro passo para se construir uma campanha de marketing que produza resultados reais é definindo objetivos e estratégias. Classificar a marca ou produto dentro do conceito do ciclo de vida é uma das formas para realizar este planejamento.

Entender todos os estágios do ciclo de vida da marca, produto ou serviço é fundamental para que as campanhas sejam mais realistas e produza o resultado esperado, seja para alavancar as vendas, trabalhar o branding e obter retorno em ativos tangíveis e intangíveis para o negócio.

A identificação correta de todas as etapas, pode assegurar o sucesso das estratégias!

Primeiro estágio - Introdução ou Lançamento

Quando o objetivo é fazer com que as pessoas conheçam do seu produto ou serviço. Neste estágio, integrar ações offline e online tem grandes chances de gerar mais alcance para a marca.

Segundo estágio - Crescimento

Período pós-lançamento onde o objetivo está voltado para o crescimento da participação (market share). As ações precisam destacar o diferencial do produto ou serviço em relação aos concorrentes. Neste estágio, melhorias, funcionalidades e todo tipo de novidade pode gerar interesse do público-alvo.

Terceiro estágio - Maturidade

Do ponto de vista das vendas, esta fase tem maior relevância para estender o produto ou serviço para outros mercados. Do ponto de vista do crescimento da marca, é importante ampliar o relacionamento com os clientes. Ações interativas com foco no que pode ser aproveitado pelo cliente no dia-a-dia são fundamentais.

Quarto estágio - Declínio

Quando existe perda significativa de participação de mercado, queda nas vendas devido ao aumento da concorrência, tendências de mercado, poucos diferenciais ou quando o produto se torna obsoleto. As ações devem partir para uma revitalização ou substituição do produto e/ou serviço. Identificar pontos de melhorias e estreitar a comunicação com o público-alvo pode estimular o engajamento de novos admiradores da marca e até reposicionar o produto dentro do mercado.

Importante observar que as estratégias sugeridas podem atender as necessidades de diversas fases do ciclo de vida da marca. Os resultados alcançados com as ações, vão gerar ganhos importantes para construir bases sólidas para outros estágios do ciclo de vida.

Fonte: Texto extraído do ebook “Como fazer a sua marca ser amada nas redes sociais”.

Osmar Rodrigues é Sócio-fundador e Consultor Responsável na Convergência MKT

#marca #ciclodevida #campanhademarketing #planejamento #branding #publicoalvo

44 visualizações
NEWSLETTER
Cadastre para receber nosso conteúdo no seu e-mail!
Logo Branca Convergência MKT

CONECTE-SE! AMPLIE AS POSSIBILIDADES DO SEU NEGÓCIO NA WEB

 

Atuamos com Brandformance, categoria do Marketing Digital direcionada para estratégias de marca que geram experiências de performance.

21 9 9138-5363

© 2020 Convergência MKT

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Pinterest