• LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
convergenciamkt-blog-post.jpeg
  • Osmar Rodrigues

Check-list para construção de uma marca nota dez

Atualizado: Ago 22


Quais as características mais importantes das marcas mais fortes do mundo?

A construção de uma marca forte requer um cuidadoso planejamento e investimentos consideráveis de tempo e dinheiro a longo prazo. Na essência de uma marca bem-sucedida, existe um excelente produto e serviços sustentados por um marketing bem desenvolvido e principalmente executado com criatividade.

As marcas mais fortes do mundo possuem dez características em comum. Confira a seguir um importante check-list publicado na Bíblia do Marketing.

1. A marca se destaca por oferecer os benefícios que os consumidores realmente desejam? A empresa precisa se tornar implacável ao focar a maximização das experiências dos clientes com produtos e serviços do seu segmento.

2. A marca se mantem relevante? A empresa tem que estar a par das preferências dos clientes e das tendências e condições do mercado.

3. A estratégia de determinação de preços se baseia nas percepções de valor por parte dos clientes? A empresa precisa otimizar preços, custos e qualidade para satisfazer ou superar as expectativas dos clientes.

4. A marca é devidamente posicionada? A empresa precisa estabelecer pontos de paridade necessários e competitivos com os concorrentes e pontos de diferença desejáveis e possíveis de serem oferecidos.

5. A marca é coerente? Os programas de marketing não podem de forma alguma emitir mensagens conflitantes.

6. O portfólio e a hierarquia da marca fazem sentido? A marca corporativa precisa criar um guarda-chuva coeso para todas as marcas (produtos e serviços) do portfólio. A hierarquia de marca deve ser bem fundamentada e bem compreendida pelos clientes.

7. A marca utiliza e coordena um repertório completo de atividades de marketing para construir a brand equity (valor agregado atribuído a produtos e serviços)? A empresa tem que saber aproveitar as capacidades exclusivas de cada opção de comunicação, garantido, ao mesmo tempo, que o significado da marca seja representado com consistência.

8. A empresa compreende o que a marca significa para os consumidores? Você precisa descobrir o que os clientes gostam e não gostam em sua marca. Com base em “pesquisas de mercado” você deve traçar um retrato detalhado dos seus clientes-alvo.

9. A marca recebe apoio adequado e frequente? Antes de modificar um programa de marketing, sua empresa deve descobrir por que ele falhou ou deu certo. Este suporte, será necessário para buscar novos resultados ou a manutenção dos mesmos.

10. A empresa monitora fontes de brand equity? É necessário que se crie uma arquitetura de marca que defina o seu significado, seu brand equity e como ela deve ser tratada. Além disso, precisa ser definido de maneira clara, quem é responsável pelo monitoramento e preservação do brand equity.

Fonte: Kotler, Philip e Keller, Kevin. Administração de Marketing 12a. ed. – Adaptado de Kevin Lane Keller, “The brand card”, Haward Business Review, 1º. Jan. 2000, p. 147-157

Osmar Rodrigues é Sócio-fundador e Consultor Responsável na Convergência MKT

#planejamento #criatividade #checklist #estratégiasdepreços #marcaforte #superarasexpectativas

26 visualizações
NEWSLETTER
Cadastre para receber nosso conteúdo no seu e-mail!
Logo Branca Convergência MKT

CONECTE-SE! AMPLIE AS POSSIBILIDADES DO SEU NEGÓCIO NA WEB

 

Atuamos com Brandformance, categoria do Marketing Digital direcionada para estratégias de marca que geram experiências de performance.

21 9 9138-5363

© 2020 Convergência MKT

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Pinterest