• LinkedIn - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
convergenciamkt-blog-post.jpeg
  • Osmar Rodrigues

Saiba como fazer o seu negócio navegar em águas conhecidas!

Atualizado: Ago 22


Por meio de KPis - indicadores-chave de desempenho - você consegue mensurar a performance das ações de mercado, fator é fundamental para o sucesso dos negócios.

Os indicadores também são usados como termômetro mostrando como o mercado reage a essas ações, porém, para garantir que os dados coletados sejam benéficos é fundamental seguir três processos bem simples: definir os KPIs, monitorar as métricas e avaliar os resultados.

Veja a seguir alguns exemplos de KPIs:

1. Taxa de conversão: número de visitantes de um site, cadastros de newsletter, downloads de um e-book etc. Um índice muito baixo por exemplo pode ser um bom indicativo para rever as estratégias.

2. LVR (Lead Velocity Rate): velocidade com que a empresa gera leads. A quantidade de leads que entra no topo do funil de vendas,, ajuda a determinar um resultado aproximado para as vendas.

3. Leads Qualificados: Sem mensurar, não adianta gastar tempo e dinheiro gerando leads que nunca irão se transformar em oportunidades. Isso acontece quando a sua empresa não está utilizando os canais de marketing corretamente.

4. Taxa de crescimento de clientes: Mais relevante que a base de clientes é a velocidade com que uma empresa consegue fazer essa base crescer mês a mês. Para ter uma boa taxa de crescimento as empresas devem buscar um índice de 20% a 30% a cada mês no número de clientes.

5. CAC (Customer Acquisition Cost): Ter um "custo de aquisição de clientes" muito alto pode acabar inviabilizando um modelo de negócio. Este indicador pode ser calculado somando os gastos de vendas e marketing de um mês e dividindo pelo número de clientes conquistados neste mesmo período.

6. LTV (Customer Lifetime Value): Um investimento para adquirir um cliente não pode ser maior do que a renda gerada por ele. Sendo assim, o valor que um cliente vai render durante sua permanência na base de dados deve ser pelo menos três vezes maior que o CAC.

7. Taxa de Churn: Este indicador mostra a taxa de abandono de produtos e serviços. Quanto maior for a taxa de churn (“churn rate”), menores serão as chances da empresa crescer, já que os novos clientes vão apenas preencher os buracos deixados pelos clientes antigos.

Analisando profundamente esses indicadores, você eleva o nível de qualidade do seu atendimento e otimiza os lucros. Considere sempre aplicá-los para entender melhor quais estratégias são mais interessantes para o seu negócio. Com eles, o seu negócio sai do escuro e começa a navegar em águas conhecidas.

Osmar Rodrigues é Sócio-fundador e Consultor Responsável na Convergência MKT

#açõesdemercado #monitorarmétricas #avaliarresultados #KPIs #Indicadores #Taxadecrescimento #Taxadeconversão #TaxadeChurn

20 visualizações
NEWSLETTER
Cadastre para receber nosso conteúdo no seu e-mail!
Logo Branca Convergência MKT

CONECTE-SE! AMPLIE AS POSSIBILIDADES DO SEU NEGÓCIO NA WEB

 

Atuamos com Brandformance, categoria do Marketing Digital direcionada para estratégias de marca que geram experiências de performance.

21 9 9138-5363

© 2020 Convergência MKT

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Pinterest